O que é FIREWALL ?
A tradução da palavra Fire =f ogo e wall = parede/muro, portanto Firewal significa “Parede de Fogo”. Na prática definir-se como uma barreira de proteção que ira controlar o tráfego de dados entre seu computador e a Internet, ou entre a rede onde seu computador está instalado e a Internet. Assim, o Firewall é um mecanismo de defesa do computador ou da rede que controla o acesso ao sistema através de regras e filtragem de dados.
O objetivo é somente permitir que trafegue (transmissão e recepção) de dados autorizados. Há diversos tipos de Firewall que podem ser a combinação entre um hardware e software ou somente de software. Importante saber que somente um computador da redá terá a instalação do Firewall e transmitirá aos demais.
Como o FIREWALL funciona?
O funcionamento do FIREWALL varia de acordo com o desenvolvimento do programa, ou seu sistema ou sua aplicação. Entretanto, há dois conceitos básicos de Firewall o de Filtragem de pacotes – Controle de Conteúdo e o Controle de Aplicações. Cada um tem sua finalidade especifica, portanto não há como compará-los para dizer qual é o melhor. Porém, é recomendado conhecê-los para saber o que mais de adéqua as suas necessidades.
O conceito de Filtragem de Pacotes – Controle de Conteúdo funciona estabelecendo um conjunto de regra que determina quais endereços de IPs e dados podem trafegar na rede. Assim, esse conceito libera completamente alguns serviços e/ou sistemas enquanto bloqueia outros por causa de padrão ou por possuírem alto risco. Ele limita-se a trabalhar nas camadas TCP/IP decidindo quais dados podem ou não passar. Esse conceito de Firewall somente autoriza que computadores conhecidos troquem determinadas informações entre si e possuam acesso a recursos determinados. Por isso, ele tem capacidade analisar informações sobre conexão, notar alterações suspeitas e analisar o conteúdo dos pacotes permitindo controlar o que pode ou não ser acessado. O inconveniente desse Firewall é que pelas regras aplicadas serem muito complexas pode causar perda de desempenho da rede ou não ser suficientemente eficaz.
O conceito de Controle de Aplicações é mais complexo por isso muito mais seguro. Geralmente, são instalados em Servidores e podem ser conhecidos como proxi. Esse tipo de Firewall não permite a transmissão de dados direto entre a rede e a Internet, assim toda a comunicação que passa por ele age como um intermediador. A função do proxi é efetuar a comunicação entre as partes através da avaliação do número da sessão TCP dos pacotes. O Firewall de Controle de Aplicação possibilita um rastreamento seguro e preciso de toda comunicação entre a rede e a internet podendo, inclusive, possuir recursos de log e ferramentas de auditoria. Alguns exemplos de aplicações: SMTP, FTP, HTTP entre outros.
Quais os Benefícios da Utilização do FIREWALL?
- Coibir que seu computador ou rede seja acessado sem autorização evitando que suas informações sejam violadas ou seu sistema prejudicado por ações de hackers;
- Bloquear acesso a programas não autorizados;
- Bloquear portas que possam ser utilizadas por “pragas digitais” portanto é um forte aliado no combate a vírus e cavalos-se-tróia;
- Controlar o que acontece na rede;
- Evitar que usuários acessem serviços ou sistemas indesejados podendo saber quem o faz;
- Evitar perda de produtividade;
- Previnir contra processos jurídicos por não permitir acesso a sites proibidos por lei.
PROBLEMAS JURÍDICOS
No Código Civil Brasileiro, os artigos 186,187,927 e 932, inciso III, determina que a empresa é co-responsável por ações ilícitas que sejam praticadas por seus funcionários, durante o período de trabalho e pelos meios fornecidos por ela.
O Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 241 dita que quem assegura o acesso a internet e não impede a pedofilia através de vinculação de fotos, cenas ou imagens de sexo explicito envolvendo crianças e ou adolescentes sejam acessadas e/ou armazenadas incorre em crime.
As empresas também podem enfrentar o desrespeito ao direito autoral, pois pirataria é crime previsto por lei. Segundo a Business Sotfware Alliance (maio/2009) 41% de todos os software instalados em PCs, em todo o mundo, são piratas.
PERDA DE PRODUTIVIDADE
Segundo a Qualibest quase que 90% dos trabalhadores usam a internet do trabalho para fins pessoais. Para o Ibope/Net Ratings no Brasil o terceiro local de acesso a internet é a do trabalho. E para o salary.com o desperdício de tempo por acesso a internet para fins pessoais pode variar entre 1 hora e 24 minutos até 2 horas e 6 minutos, praticamente, 1 dia por semana é desperdiçado, ou seja, 20% do salário pago a esse funcionário é para ele divertir-se na internet.
Além de que essa recreação através de vídeos, músicas, jogos entre outros pode tornar a rede lenta e ineficaz para as atividades profissionais. Sem mencionar que podem contaminar a rede com pragas virtuais, vazamento de informações confidenciais e acesso a sites ilícitos que podem causar ações judiciais causando prejuízos incalculáveis para a empresa podendo até atingir a reputação perante o mercado